Notícias

I Encontro Internacional LEME/UNIFESP "Modos de circulação e transferências culturais na Europa do Medievo"

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME - Núcleo UNIFESP) informa que estão abertas as inscrições para o  I Encontro Internacional LEME/UNIFESP "Modos de circulação e transferências culturais na Europa do Medievo", que ocorrerá na UNIFESP, campus Guarulhos, nos dias 13 e 14 de março de 2018.

 

As inscrições poderão ser feitas até 20 de janeiro de 2018 no site https://encontrolemeunifes.wixsite.com/leme-unifesp.

 


O I Encontro Internacional LEME/UNIFESP "Modos de circulação e transferências culturais e artísticas na Europa Ocidental do Medievo", organizado pela Profa. Dra. Flavia Galli Tatsch (UNIFESP), em parceria com o Prof. Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP), pretende reunir trabalhos que reflitam como a História da Arte e a História vêm se posicionando perante os modos de mobilidade, seus mecanismos e autores. Para além do tema principal, busca-se a oportunidade de reunir professores, alunos, pesquisadores e demais interessados nos estudos da História e da História da Arte Medieval, propiciando um espaço para debates e ideias; a aproximação de estudantes de distintas instituições de ensino superior, incentivando o intercâmbio entre as pesquisas e as experiências; a contribuição para a formação de novas gerações de historiadores e historiadores da arte; o estreitamento das relações do LEME/UNIFESP com a Rede Latino-Americana de Estudos Medievais e universidades estrangeiras.

 


Sobre a importância do evento

Em 2005, foi criado o Laboratório de Estudos Medievais/LEME, a partir dos núcleos estabelecidos em duas universidades estaduais, a Universidade de São Paulo/USP e a Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Desde então, novos núcleos foram constituídos em diversas instituições de ensino superior, com o intuito de articular pesquisadores na Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Universidade Federal de Goiás/UFG, Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Recentemente, buscando ampliar a rede já estabelecida em âmbito nacional, o LEME expandiu suas fronteiras de atuação e buscou estabelecer algumas cooperações internacionais, entre as quais destaca/se a criação da Rede Latino/Americana de Estudos Medievais, que congrega medievalistas brasileiros, argentinos, chilenos, peruanos e costa-riquenhos.

 

Na UNIFESP, o LEME conta com dois núcleos, um estabelecido no curso de História e o outro no de História da Arte. Para consolidar o que já havia sendo realizado e buscando somar novos desafios, como o de agregar pesquisadores nacionais e projetar internacionalmente as atividades dos núcleos do LEME/UNIFESP, criamos este primeiro encontro internacional. A importância do evento se faz ver pela temática, alto nível de seus conferencistas (cujas projeções em âmbito nacional e internacional são indiscutíveis), pelos comitês científico e organizador, pela contribuição à internacionalização da UNIFESP, bem como sua inserção social ao abrir as discussões para pesquisadores, alunos, professores e outros profissionais interessados nos estudos medievais.

 


ORGANIZAÇÃO GERAL

Profª. Drª. Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)

 


COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. André Miatello (UFMG)

Prof. Dr. Armando Torres Fauaz (Universidad Nacional de Costa Rica)

Profª. Drª. Cláudia Bovo (UFTM/UNIFAL)

Prof. Dr. Jean/Marie Guillouët (Université de Nantes)

Prof. Dr. José Geraldo Costa Grillo (UNIFESP)

Profª. Drª.  Marcella Lopes Guimarães (UFPR)

Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (USP)

Profª. Drª. Maria Rita de Almeida Toledo (UNIFESP)

Prof. Dr. Maurizio Ghelardi (Scuola Normale Superiore/Pisa)

Profª. Drª. Néri de Barros (UNICAMP)

Profª Drª. Renata Cristina Nascimento (PUC/GO/UFG/UEG)

 


COMISSÃO ORGANIZADORA

Profª. Drª. Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)

Prof. Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP)

Profª. Drª. Carolina Gual da Silva (UNICAMP)

Ms. Vinícius Marino (USP)

Ms. Bruna Bengozi (USP)

Vilma Gama Castro(UNIFESP)

Simone de Oliveira Souza (UNIFESP)

Beatriz Faria Santos (UNIFESP)

Frederico de Oliveria Foini (UNIFESP)

Paulo Christian Martins Marques da Cruz (UNIFESP)

Sarah Felisberto (UNIFESP)

Tiago José da Silva (UNIFESP)